• Thais Brand

Vaso Com Abertura Frontal Não Pode!

Atualizado: 18 de Abr de 2019

Já temos tão poucos banheiros acessíveis por aí e, quando encontramos, a maioria possui este vaso com abertura frontal! Está errado! Nunca esteve em nenhuma Norma de Acessibilidade! Ele foi criado para uma situação específica de uso hospitalar, clinicas e outros, para auxiliar enfermeiros e cuidadores na higiene de pessoas que possuam esta necessidade, mas nunca para banheiro acessível público e coletivo.


Além de ser anti-higiênico, é um perigo para os usuários, como pessoas com cadeira de rodas, com algum tipo de mobilidade reduzida, idosos e até crianças, pois suas pernas podem deslizar e ficar presas nesta abertura! Um banheiro que deve ser preparado para dar conforto, segurança e autonomia se torna um grande desafio perigoso para quem realmente precisa dele!


Um banheiro para atender aos requisitos de Acessibilidade, não é só vaso e barras de apoio! E também não é só colocar o vaso e as barras, não...tudo tem sua medida exata, dimensão, afastamento, bitola, acessórios... baixem a Norma 9050/2015, é uma norma regulamentadora que diz como devemos executar, onde deixa claro que estes vasos não podem ser utilizados.


É Lei.


É incrível como o mercado insiste em vendê-los e ainda possua tantos profissionais mal informados! Aliás este vaso deveria ser extinto das lojas e ser fabricado somente para casos específicos hospitalares! Precisamos nos informar para não continuarmos fazendo errado!


Todos temos os mesmos direitos e precisamos ter esta consciência urgente, pois não somos nós que temos que nos adaptar aos espaços, à arquitetura, à engenharia, e sim, a arquitetura, os espaços e a engenharia que precisam ser adaptados para nos atender!


Por Thais Brand

Arquiteta e Urbanista

Especialista em Acessibilidade

© 2019 por TB Arquitetura e Projetos Ltda-ME

47 - 99626 3344   |  tbarqprojetos@gmail.com

  • facebook
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn